top of page
Buscar
  • Foto do escritor: Maggie
    Maggie
  • 13 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Estas são as minhas pernas. Estes são uns calções que nunca uso. Estas são fotos que nunca tirei antes. E esta é a minha tentativa de aceitar tudo isto.

Elas nem sempre foram assim, esta doença piora com o avançar do tempo. E a verdade, é que foi preciso eu passar 8h em pé no meu estágio e o aparecimento de algumas varizes para conseguir chegar ao diagnóstico de lipoedema. Porque até esse dia, eram "só" umas pernas gordas, que eu acreditava que podia mudar com dietas, exercício, o que fosse, havia essa esperança.

No dia em que soube que não podia, que isto era sim algo para a vida, que eu ia ter de as ver assim (ou até pior) para sempre, chorei. Chorei muito. Ainda hoje choro. E sim, existem coisas muito piores, doenças crónicas muito graves, mas cada um vive a sua batalha, e esta é a minha.


Segundo alguns seguros de saúde, e/ou até pessoas, "é só um aspeto físico". É também, mas não só. Estas pernas que veêm aqui provocam-me dor, cansaço, nódoas negras recorrentes e necessidade constante de tratamentos para alívio destes sintomas, bem como o uso diário de meias de compressão (assunto sexy sobre o qual irei falar mais tarde).


Grave ou não (irá sempre depender do ponto de vista de cada um), a verdade é que o lipoedema alterou a minha vida e, infelizmente, consegue afetar os meus dias de forma inesperada. Recordo-me perfeitamente de um dia em que fui trabalhar sem as ditas meias (teimosia minha claro) e, de repente, senti uma dor paralisante na perna, não conseguia andar. Foi angustiante. E que eu saiba, o facto de não conseguir andar não se enquadra em "é só um aspecto físico".


Dito isto, cabe a cada um tirar as sua próprias conclusões. Quanto a mim, o lipoedema é uma doença que se manifesta muito para além do aspeto físico, é algo que, se não tivermos cuidado, nos pode dar cabo da vida.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
nº20

Hoje em dia, tudo tem dois lados, duas perspetivas, dois sentidos. Aliás, não diria dois, diria antes infinitos. Lembro-me de algo...

 
 
 

Comments


Obrigada pelo apoio!

  • Facebook
bottom of page